22jan
By: Sênior Lar&Care ligado: janeiro 22, 2020 In: Alzheimer, Artigos Comments: 0

Sabemos que o Alzheimer impacta não apenas o paciente diagnosticado com a doença, mas também toda a família e pessoas próximas a ele.

Em um primeiro momento, sobretudo por falta de informação, é comum que muitas pessoas nutram a crença de que não há muito o que se fazer em relação à doença.

Porém, tal pensamento se trata de um equívoco. Você sabia, por exemplo, que há alguns tipos de intervenções capazes de promover a melhora do idoso?

São tratamentos que capacitam tanto os doentes quanto suas respectivas famílias a lidarem melhor com o Alzheimer. Dessa forma, é possível controlar a doença e comportamentos alterados em decorrência dela, trazendo melhor qualidade de vida.

Quer conhecer algumas das intervenções capazes de otimizar o processo de reabilitação? Então continue a leitura desse artigo e confira a seguir!

Estimulação Cognitiva: uma das intervenções que ajudam na reabilitação do Alzheimer

A doença de Alzheimer se caracteriza pelos seguintes quadros:

· Mudanças de personalidade;

· Alteração de comportamento e humor;

· Passividade;

· Relação tempo x espaço desorientada;

· Déficit de memória;

· Dificuldade para realizar tarefas domésticas, bem como problemas com vocabulário, etc.

Para esses e demais sintomas, com ajuda da Neurociência, a Estimulação Cognitiva investe no potencial do cérebro em buscar padrões de normalidade por meio da Plasticidade Cerebral. Dessa maneira, é possível estabelecer novas conexões neuronais, conforme a necessidade do paciente.

Contar com um(a) cuidador(a) profissional para idosos com Doença de Alzheimer

Quando nos deparamos com a realidade de ter um familiar idoso cujas funções cognitivas estão comprometidas, a intervenção de um(a) cuidador(a) é vista como um apoio positivo.

Afinal, nem sempre os filhos têm a possibilidade de dedicar 100% do tempo aos cuidados com os pais nessa situação. Com um cuidador, há o comprometimento com a melhor qualidade de vida dos pacientes atendidos, pois eles recebem cuidados especializados.

Há ainda outras intervenções que merecem destaque, como por exemplo:

· Musicoterapia : capaz resgatar e ampliar fatores pessoais contidos tanto nas sensações e percepções, como no afeto, em habilidades motoras, memorização, concentração, etc.;

· Treinamentos Cerebrais com o uso da Tecnologia (Brain Trainer) : publicação do Journal of the American Geriatrics Society, experiências feitas em adultos acima de 67 anos comprovaram que seus cérebros melhoraram a velocidade de processamento, após o treinamento.

Já pensou contar com tais intervenções capazes de trazer melhorias para seu pai/mãe ou ente querido? Quer saber mais a respeito? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Trackback URL: https://seniorlarcare.com.br/intervencoes-que-promovem-a-reabilitacao-em-casos-de-alzheimer/trackback/