08jan
By: Sênior Lar&Care ligado: janeiro 08, 2020 In: Alzheimer, Artigos Comments: 0

Você sabia que identificar as fases do Alzheimer é fundamental para que o (a) paciente tenha o acompanhamento mais adequado? 

Considerada a forma mais comum de demência do mundo(60-70% dos casos), a Doença de Alzheimer ainda não tem muito clara as causas que levam à doença.

Sobretudo na fase inicial da doença, ela não costuma causar muito alarde. Portanto, é importante estar atento (a) para identificar o quanto antes, e para obter um melhor prognóstico do paciente.

Quer entender quais são as fases do Alzheimer? Então continue a leitura deste post e confira a seguir! 

Fases do Alzheimer: Pré-demência

Como os sintomas são bem sutis nessa fase, eles são confundidos muitas vezes como “algo natural do envelhecimento”.

Via de regra, ocorre perda de memória recente, desatenção, irritabilidade, apatia e até mesmo sintomas depressivos, por exemplo. 

Submeter o (a) paciente a testes neuropsicológicos ao ter suspeitas da doença é extremamente importante para elaborar o diagnóstico de Alzheimer.

Fase 2 : Estágio Inicial ou leve

Aqui os sintomas passam a ser mais evidentes, como por exemplo, desorientação no tempo e espaço, dificuldade na tomada de decisões, e inabilidade para encontrar palavras. Ou seja, há um agravamento dos sintomas de pré-demência.

Fase 3 : Estágio intermediário

A doença avança e tornam-se mais comuns situações como esquecimento de fatos marcantes e até mesmo do nome de pessoas próximas. Além disso, o paciente apresenta maiores dificuldades de cuidar da higiene pessoal. 

No estágio intermediário, até mesmo falar e se expressar com clareza passa a ser extremamente complicado. É um período que costuma ser marcado também por alterações de comportamento.

Fases do Alzheimer: 4.Estágio avançado (terminal)

O período terminal da doença apresenta grave prejuízo da memória, ou seja, praticamente não se reconhece lugares, pessoas.

Há casos onde o paciente ainda é acometido de incontinência urinária e fecal, bem como dificuldades motoras, o que implica em ajuda para poder caminhar, por exemplo. 

Muitas vezes, fica acamado em seu leito. Também sente dor à deglutição e pode ter infecções intercorrentes.

O aconchego da família e do lar, bem como a atenção de profissionais cuidadores especializados em lidar com pacientes diagnosticados com Alzheimer, é fundamental para a melhor qualidade de vida. Isso tanto em relação ao paciente quanto familiares e entes queridos.

Dúvidas sobre o Alzheimer? Conte pra nós!

Trackback URL: https://seniorlarcare.com.br/quais-sao-as-fases-do-alzheimer/trackback/