Seja qual for sua necessidade, o autoconhecimento está nas provocações. Steve Jobs dizia: “Eu não dou ao mercado o que ele quer, faço o mercado perceber o que ele precisa.”
Por que meditar?
Entrar em contato com seu eu interior. O objetivo da meditação é atacar na raiz um determinado problema emocional que você possa estar sentindo, eliminando todos os tipos de mal-estar mental que impedem sua realização.
A meditação é uma forma de explorar o interior da nossa mente. Devemos entender como ela funciona e treiná-la. Para treiná-la, devemos cultivar bons hábitos mentais para beneficiar os outros e a nós mesmos, nos aproximando do bem.
Se você deseja mais paz de espírito para se sentir mais feliz ou se relacionar melhor com os outros, dormir melhor, retardar o envelhecimento, reduzir o estresse, as chances de infarto e AVC, você deve definitivamente dar uma chance à meditação. O estado meditativo provoca as pessoas ao querer.
A meditação é tão antiga quanto a humanidade, é o meio do caminho entre a concentração e a contemplação. Apesar de sempre relacionada com a espiritualidade, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso. Melhora nosso estado de atenção no presente, trazendo um nível de percepção de nós mesmos.
A palavra meditação vem do latim meditare, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior “e” voltar a atenção para dentro de si”.
A meditação pode ser definida como:
1 – Um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos,
2- Uma prática de focar a mente em um único objeto, como em uma imagem religiosa, na própria respiração, numa frase ou em um mantra.
3 – Uma6 abertura mental para o divino, invocando a orientação de um poder mais alto.
4 – Uma análise racional de ensinamentos religiosos, como a impermanência, para os budistas.
Aprendemos a silenciar a mente através da meditação. Aprendemos a meditar…meditando
Resultados
Meditar é um ótimo remédio, pois reduz o nível de cortisol – o hormônio do estresse, com uma maior produção de endorfinas – os hormônios ligados ao bem-estar.
Pessoas com distúrbios físicos ou psicológicos apresentam mudanças em seu comportamento, pois está comprovado pelos neurocientistas que nosso celebro se adapta as experiências reformulando as suas conexões em função das necessidades e permitindo uma constante adaptação e aprendizagem ao longo de toda a vida. Assim, o processo da plasticidade cerebral reformula a função das necessidades e do meio ambiente do ser humano, tornando-o mais eficaz – comportamento somado à meditação.
Não há um tempo preestabelecido. Inicie com um período de poucos minutos e vá se aperfeiçoando. O mais importante é a frequência da prática.
Fonte:
Isa Fonseca – Terapeuta Holistica, CRT 33426.
Email:isa_fonseca@uol.com.br