CONHEÇA AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE HIDRATAÇÃO E CUIDADOS COM A PELE NA SENIORIDADE

 CONHEÇA AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE HIDRATACÃO E CUIDADOS COM A PELE NA SENIORIDADE

 

A Dra. Carolina Ferolla dá continuidade aos esclarecimentos sobre a questão da pele para os seniores e suas implicações sobre nosso organismo.

 

Quais as características da pele na maturidade?

 

Dra.Carolina Ferolla: Tanto a pele do rosto quanto a do corpo necessitam de uma hidratação adequada. Para ter uma pele hidratada, o conteúdo normal de água deve ser de 20% a 35%. As células da pele promovem a hidratação adequada, produzindo uma secreção natural denominada de manto hidrolipídico. Essa lubrificação natural protege a nossa pele de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até de infecções.

 

Na face, temos mais glândulas sebáceas do que no corpo, e elas participam ativamente da manutenção dessa hidratação natural, mas isso diminui com a idade.

 

Na maturidade, a produção do manto lipídico diminui e se torna alterada, tornando a pele mais ressecada e com aspecto mais envelhecido.

Algum outro fator colabora para agravar o envelhecimento da pele?

 

Como a pele é a primeira barreira do nosso organismo em relação ao meio externo, a hidratação cutânea é um dos principais fatores de manutenção da harmonia fisiológica cutânea. Porém, no

 

inverno os banhos são mais demorados, a água é mais quente e ainda temos o uso de sabonetes e buchas, que acabam por retirar ainda mais a lubrificação natural da pele, tornando-a mais seca. No verão, a exposição ao sol torna a pele mais ressecada e com aspecto mais envelhecido.

Quais são as novidades sobre hidratação?

 

O conceito moderno de cosméticos hidratantes é associar aos cremes hidratantes os produtos de tratamento específicos para rugas, manchas, olheiras, flacidez. E, nos cremes de uso diurno, não pode faltar o protetor. Até os 25 anos, normalmente um bom hidratante com filtro solar pode ser suficiente. Dos 25 aos 35 anos, o uso de cremes para prevenção e até tratamento de rugas aumenta e um arsenal de produtos antirrugas podem ser usados. A partir dos 35 anos, os tratamentos com cremes podem ser associados a procedimentos como peelings, preenchimentos, toxina botulínica, laser e cirurgias. A partir dos 60 anos, com a diminuição da hidratação da pele, o uso dos hidratantes se torna fundamental, mesmo associados aos tratamentos cirúrgicos.

 

Como classificar os hidratantes corporais e respectivas caracteristicas?

 

De acordo com o predomínio de determinados tipos de matérias-primas, eles são classificados em:

 

– oclusivos  (cujas principais matérias-primas representantes são o petrolatum, óleo mineral, a parafina, os silicones, a lanolina, entre outros). Agem por formação de um filme protetor cutâneo, impedindo a perda dos vapores de água epidérmica para o meio externo;

 

– umectantes (principalmente representados por glicerina, ureia, lactato e ácido hialurônico). Absorvem água do meio externo (quando há umidade relativa do ar suficiente para isso) ou a drenam da derme em direção à camada córnea (razão pela qual sempre estão associados aos agentes oclusivos, a fim de impedirem que a água não deixe de encontrar uma barreira de contenção que a proíba de se perder para o meio externo);

 

– emolientes (representados, entre outros, principalmente por ceramidas, propilenoglicol e os silicones voláteis). Aumentam a coesão entre as células e o efeito de barreira para a perda de água para a atmosfera. São os responsáveis pela agradabilidade cosmética dos produtos tópicos.

 

Como escolher o hidratante de acordo com a característica de cada pele?

 

Hidratantes em gel são indicados para peles oleosas ou mistas, pois não apresentam oleosidade em suas formulações.

 

Hidratantes em gel combinados com loções oil free são para peles oleosas e ressecadas, ou com tendência a formar comedões (cravos).

 

Hidratantes em creme são mais indicados para peles normais ou secas.

 

O colo do pescoço são áreas muito mais sensíveis e devem receber produtos específicos.

 

Pode explicar as características de cada tipo de pele?

 

Pele seca: poros fechados, pele sem brilho, às vezes com descamação fina, maior tendência ao aparecimento precoce de rugas. Na menopausa, a pele pode passar de normal a seca, indicando a diminuição dos hormônios femininos.

 

Pele mista: poros dilatados no nariz, testa e mento, tendo uma oleosidade mais intensa nessa área e leve tendência a formar cravos. Na região das bochechas a pele pode ficar seca e ter rugas.

 

Pele oleosa: poros dilatados frequentemente associados à acne em algumas áreas e excesso de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo).

 

Na terceira idade, a pele masculina pode se tornar mais oleosa em alguns casos e com tendência a cravos e rosácea.

 

Pele normal: poros fechados, pele fina, sem tendência a acne ou descamação. Tem um brilho natural e aspecto de pele hidratada, sem ser oleosa.

 

Aparecimento de rugas na região dos olhos (normalmente nas pessoas mais jovens).

 

É verdade que a área dos olhos necessita de um cuidado especial?

 

Sim. Por ter uma pele mais fina, essa área precisa de cuidados especiais e cremes específicos. É também mais propensa a alergia e, por isso, algumas substâncias devem ser evitadas. A olheira normalmente está associada a alterações vasculares, hormonais, edema e pigmentação. Os hidratantes são importantes, mas não são específicos para olheiras.

 

Por que existem cremes especiais para a noite?

 

Os cremes de uso noturno são normalmente compostos por produtos que podem apresentar reação ao sol. Alguns podem conter ácidos ou substâncias irritantes que não devem ser expostos ao sol. Outros podem conter apenas hidratantes ou substâncias que vão ter uma boa absorção pela pele durante um período longo. Normalmente, são cremes mais grossos para uma maior eficácia nesse período.

 

Os cremes antirrugas também são adequados para a prevenção de rugas?

 

Sim, mesmo os cremes de tratamento previnem as rugas.

 

Pode-se tratar rugas de expressão e flacidez com creme hidratante?

 

Não, os cremes hidratantes vão apenas melhorar as rugas relacionadas à desidratação a pele. As rugas de expressão e flacidez são ratadas com toxina botulínica, cirurgia ou laser, respectivamente.

 

O mesmo hidratante do corpo pode ser sado no rosto?

 

É melhor que os hidratantes sejam indicados para as regiões certas de nosso corpo. O rosto e o corpo possuem características anatômicas fisiológicas diferentes e precisam de cremes específicos. Isso serve também quando queremos um melhor resultado para pescoço, colo, cotovelos, joelhos, pés e mãos.

 

É possível usar protetor solar no lugar do hidratante?

 

Se o protetor solar tiver hidratante, não há problema.

 

Usar sabonetes hidratantes equivale a usar hidratante depois do banho?

 

Não, os sabonetes hidratantes servem para não agredir tanto a pele no banho, mas a hidratação depois do banho continua sendo necessária.

 

Cremes perfumados fazem mal?

 

As pessoas com a pele mais envelhecida devem evitar cremes muito perfumados.

 

Como passar o hidratante?

 

Espalhe uma boa camada do creme em todo o corpo, em movimentos circulares (eles aumentam a circulação, que ajuda na absorção do produto). Todo o corpo e o rosto devem ser hidratados. O melhor momento para se usar o hidratante é após o banho, com a pele úmida, pois isso favorece uma melhor absorção do produto

 

O que hidrata mais: o óleo ou o creme?

 

O óleo apenas forma uma camada na superfície da pele, evitando a perda de água. Já o creme consegue uma penetração maior nas camadas da pele. A melhor opção são cremes com óleo e com substâncias como a ureia ou o lactato de amônio, que, além da penetração, ajudam a segurar mais água na pele, pois são substâncias especiais para isso.

 

Fonte:

Dra.Ana Carolina Junqueira Ferolla

CRM-SP 91139

Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, especialista pela Sociedadede Clínica Médica, mestra e doutora pela FM-USP

 

× Como podemos te ajudar?